terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Eu e Tony Ramos. Ordem de Rio Branco.
Eu e Tony Ramos. Ordem de Rio Branco.
(e meu mestre Ariano Suassuna)
(e Neguinho da Beija-Flor)
(e a medalhista de ouro olímpico, Maureen Maggi)
(e o Presidente do Superior Tribunal de Justiça)...
“Ubique Patriae Memor” (“Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança”) – Barao do Rio Branco, 1845-1912.
Flávio Carvalho.
Sociólogo. Coordenador da Rede de Brasileiros no Exterior. Maio de 2009.
Oficial da Ordem do Rio Branco.
Do Itamaraty (Ministério das Relaçoes Exteriores), em Brasília, recebi no dia 05 de maio de 2009, um telefonema muito gentil da Senhora Aline de Souza, comunicando-me da minha condecoraçao como Oficial da Ordem do Rio Branco.
http://www.editoramagister.com/legislacao_ler.php?id=8069
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_de_Rio_Branco
http://www2.mre.gov.br/Cerimonial/RioBranco/Home-RB.htm
Também gentilmente, mas declaradamente constrangido e surpreso, agradeci a honra da homenagem, ao mesmo tempo que perguntei do que se tratava, fazendo a sincera, modesta e típica pergunta do “porque eu?”.
Apelei ao santo google e apareceram os links que acima relaciono, para maiores interessados. O primeiro se trata do Decreto Presidencial que nos nomeia. O segundo e o terceiro sao informaçoes gerais sobre a Ordem. Solicitei a assessoria de imprensa do MRE que envie os fatos noticiados, para que possamos acompanhar, devido ao fato de nao residir no Brasil e nao poder acompanhar com proximidade a imprensa brasileira.
Recebi, portanto, naquele mesmo 5 de maio de 2009, um memorando do Cerimonial do MRE que reproduzo:
“É com satisfaçao que comunico a Vossa Senhoria ter o Conselho da Ordem de Rio Branco havido por agraciá-lo com o Grau de Oficial da Ordem (...Em virtude da presença do Senhor Presidente da República – na cerimônia de entrega das insígnias, marcada para o passado 7 de maio, em Brasília)”. Assina o Secretário do Conselho da Ordem do Rio Branco, Senhor George Monteiro Prata, ao qual agradeço o comunicado.
Felizmente, eu nao estava só e sim acompanhado do nome de diversas autoridades agraciadas com a homenagem que, confesso, me proporcionaram uma certa situaçao de orgulho COLETIVO.
Em primeiro lugar, pois logo após o meu nome, se escrevia o do Coletivo Brasil Catalunya, que ajudei a criar com outras companheiras e companheiros, no dia 19 de abril de 2007, e o nome da Rede de Brasileiras e Brasileiros no Exterior, que realizará nos dias 26 a 28 de junho de 2009, já o seu 3º Encontro. Ou seja, mais que uma homenagem pessoal, alivia-me a sensaçao de que se trata de uma homenagem coletiva, e portanto, retransmito-a a todas e todos. Felizmente, encontro-me acompanhado de, no mínimo, dois processos construídos coletivamente, em sua razao de ser. Seria, portanto, o reconhecimento institucional do trabalho voluntário de dezenas de pessoas que, no Brasil e no Exterior, atuam em defesa dos direitos humanos e da cidadania de milhares de brasileiras e brasileiros. Dito isto, é MUITO IMPORTANTE, que nos acompanha, no mesmo Decreto Presidencial, o nome do companheiro Silair Coleta de Almeida (Pastor da Primeira Igreja Batista Brasileira no Sul da Flórida – EUA, onde reside a grande maioria das brasileiras e brasileiros emigrados). Nosso parceiro, na construçao da nossa articulaçao mundial.
Por outro lado, é motivo de ainda maior orgulho estar acompanhado de Clara Scharf (Fundadora do PT), Jacob Bitar (Fundador da CUT), do filósofo Professor Renato Janine Ribeiro (com o qual tive a oportunidade de estudar na Reuniao da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e com o qual nos encontraremos nesta semana em Barcelona, por ocasiao do Seminário da Associaçao de Estudantes e Pesquisadores Brasileiros na Catalunya www.apecbcn.org ) dentre outros militantes de causas semelhantes.
Ainda hoje fiquei sabendo que, dentre outros agraciados com a homenagem, recebeu ainda em vida o Dr. Ernesto (Che) Guevara, das maos do entao Presidente Janio Quadros.
Fomos, por fim, informados de que poderíamos receber a homenagem das maos das autoridades consulares locais (que muito nos honra, pelo frutífero e permanente diálogo mantido) ou ainda durante a ocasiao do nosso próximo Encontro, como citado em junho em Barcelona, da parte dos representantes enviados especialmente pelo Ministério das Relaçoes Exteriores - aos quais teremos a satisfaçao de reafirmar a importância das nossas propostas coletivas, contidas tanto na Carta Aberta ao Presidente da República, protocolada por mim, no Palácio do Planalto, em 2008, quanto no Documento de (resultados do Encontro de) Bruxelas e que muitas foram motivo de debate nos trabalhos da histórica 1ª Conferência Brasileiros no Mundo, realizada por aquele mesmo Ministério (com todo apoio adequado da Fundaçao Alexandre de Gusmao - FUNAG www.abe.mre.gov.br ).
Penso que é motivo a ser comemorado por todas e todos os brasileiros no Mundo e insisto em socializar, de público, a homenagem coletiva, transformando-a em um mérito do nosso trabalho voluntário e o reconhecimento da nossa interlocuçao autônoma perante o governo que nos representa no Brasil e no Mundo, o Governo da República Federativa do Brasil.
Aquele abraço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário